Moving motivators como forma de aproximar as pessoas em um time ágil

IniciaGP por Dani Gomes
3 min readMay 24, 2022

--

Fonte: SoftDesign

Talvez, de todas as práticas de Management 3.0, o moving motivators seja a prática que mais tive a oportunidade de aplicar, talvez até mais do que os kudo cards. Neste artigo trago um dos cases em que apliquei o moving motivators e como ele ajudou o time a se conhecer melhor.

Gosto sempre de reforçar que NÃO EXISTE BALA DE PRATA. Que este relato trata da solução que EU ENCONTREI para o problema descrito abaixo, entenda seu problema primeiro, antes de ir direto para a solução.

O problema

Um time ágil, trabalhando em formato remoto, passou por muitas mudanças, especialmente de pessoas (praticamente 100% do time foi trocado). Isso gerou um ambiente de desconfiança e de falta de sinergia entre as pessoas, já que as pessoas não se conheciam para além do papel que exerciam no time e dos poucos minutos que se falavam nas dailies.

A solução

A hipótese que decidi testar foi: é um grupo de pessoas que não se conheciam e que nunca trabalharam juntas antes, elas precisam se conhecer mais pra começarem a confiar e ter sinergia uma com as outras. Para isso, optei por utilizar o moving motivators para que as pessoas pudessem entender as motivações umas das outras, definir as motivações do time como um todo e, assim, começar a construir a confiança necessária para que mudassem de um grupo de pessoas para um time, efetivamente. No entanto, para não começar já falando de motivações pessoais (que é bem íntimo e pessoal e pode gerar desconforto para algumas pessoas), utilizei uma prática para “quebrar o gelo”, uma dinâmica de campo minado, na qual, dependendo da letra e número escolhido, a pessoa contaria um mico, uma curiosidade, um valor ou um objetivo de vida. Assim as pessoas puderam se conhecer mais e ficar mais à vontade para, então, falar sobre as motivações pessoais. Feito isso, e com as pessoas mais descontraídas e relaxadas, passei para o moving motivators. Criei um quadro compartilhado no Miro, com as motivações das pessoas e pedi que cada pessoa organizasse suas motivações pessoais, e depois pedi para que cada pessoa explicasse o porquê da motivação mais e da menos importante. Este é o momento mais legal da dinâmica: porque as pessoas se conectam e entendem o que motiva umas às outras. Feito isto, pedi para que o time se auto-organizasse e, dentro de um tempo limitado, definisse as motivações deles como um time e, da mesma forma, tiveram que explicar o porquê da motivação mais importante e da menos importante.

O resultado

Não sei se definir as motivações do grupo é uma prática comum, mas nesse caso, gerou o efeito esperado: as pessoas do time começaram a entender o que as motiva como grupo, além de conhecer as motivações pessoais de cada um, tendo como principais benefícios: mais transparência, mais colaboração e (o início da construção da) confiança e sinergia entre as pessoas.

E você, já aplicou o moving motivators com seu time? Quais foram os resultados? Deixa aqui nos comentários.

DICA: Se você quiser aplicar o moving motivators online duas ferramentas legais são (1) o template do Managament 3.0 no Miro e (2) a versão online.

--

--

IniciaGP por Dani Gomes
IniciaGP por Dani Gomes

Written by IniciaGP por Dani Gomes

Blog sobre carreira em gestão de projetos e agilidade para quem ainda está começando nessa jornada.

No responses yet