Disciplined Agile (DA): Qual é o seu WoW?
Fonte: Blog Plataformatec
Como já mencionei em posts anteriores, o Disciplined Agile é uma das abordagens que planejei estudar este ano. Com toda essa questão da pandemia e do isolamento social, uma das coisas boas que têm acontecido é o compartilhamento de conhecimento e de conteúdo de qualidade de forma gratuita e online. Muito conteúdo, inclusive, que se não fosse pela pandemia, ficaria restrito a um grupo de pessoas de uma cidade/estado/país, pois seriam compartilhado no formato de palestras presenciais. E conteúdo referente ao Disciplined Agile não foi diferente: nos meses de abril e maio notei uma “explosão” de eventos sobre o tema, eu mesma tive a oportunidade de participar de alguns desses eventos e, neste post, quero falar sobre o que eu aprendi com nesses eventos.
Definição
Disciplined Agile (DA) é um “kit de ferramentas”, não se trata de um método, tampouco de um framework. Mas o que isso significa? Significa que o Disciplined Agile é um conjunto de ferramentas, estratégias e práticas ágeis e que pode suportar diferentes métodos e frameworks. Dentro do DA encontramos os mais diferentes métodos, frameworks, ferramentas, processos, cerimônias e abordagens ágeis e, a partir disso, podemos definir o nosso próprio way of work (WoW).
WoW
O Disciplined Agile permite às organizações entender sua própria maneira de trabalhar (do inglês, way of work ou WoW) e fornece orientação para que escolham os métodos, frameworks, ferramentas, processos, cerimônias e abordagens ágeis que fazem sentido. Da mesma forma, a organização deve entender os diferentes ciclos de vida — ágil, continuous delivery, exploratório, lean e gestão de programas — e utilizar o que melhor se adequa ao seu WoW.
Manifesto
O Disciplined Agile possui um manifesto próprio, derivado do manifesto ágil original. O Disciplined Agile Manifesto trata-se, portanto, de uma evolução do manifesto ágil, considerando que “estamos descobrindo melhores maneiras de trabalhar, fazendo isso e ajudando outras pessoas a fazê-lo.”
Frameworks não são “balas de prata”
O Disciplined Agile vem para reforçar a ideia de que não existe “bala de prata”. Não existe o “melhor framework/método/abordagem para todas as situações”. A ideia de identificar sua própria maneira de trabalhar e, a partir daí, selecionar as ferramentas que mais fazem sentido para a organização, reforça essa mensagem.
Princípios
O Disciplined Agile conta com 7 princípios “norteadores” (representados pela imagem no início deste post) para o entendimento e escolha das ferramentas e abordagens adequadas para a maneira de trabalhar (WoW) das organizações. Na tradução literal, os princípios são:
- Ser incrível
- Pragmatismo
- Contexto conta
- Escolher é bom
- Otimizar o fluxo
- Consciência empresarial
- Encantar o cliente
Certificações
Ah, essa coisa maravilhosa que nós, gerentes de projetos, amamos: as certificações! Sim, existem certificações em Disciplined Agile (eba!). Ao todo são 6 certificações, distribuídas em um roadmap, disponível aqui. É possível se certificar no Brasil, mediante participação em treinamento oficial (com instrutor autorizado e reconhecido pelo PMI), realização do exame online, aprovação no exame (pelo menos 70% de acertos) e submissão do formulário de elegibilidade (similar ao formulário preenchido antes do exame de PMP; note que a ordem aqui é diferente da ordem do exame PMP).
—
E se você quiser saber mais sobre Disciplined Agile, recomendo alguns conteúdos muito bacanas:
Em português:
- Webinar Desmistificando a Agilidade com Disciplined Agile
- Webinar Buscando a Agilidade Organizacional com o Disciplined Agile
- Artigo Disciplined Agile Delivery (DAD) vs Scrum vs Safe, de Leonardo Matsumota
Em inglês:
- Livro Introduction to Disciplined Agile (algumas páginas estão disponíveis gratuitamente na Amazon)
- Canal do Disciplined Agile Delivery no Youtube
- Página do Disciplined Agile no site do PMI
- Curso Básico de Disciplined Agile oferecido pelo PMI (o capítulo de introdução é gratuito)
Em espanhol:
—
Gostou do conteúdo? Deixe seus comentários e compartilhe!
Originally published at https://iniciagp.blogspot.com.